Juiz Federal da 3a Turma Recursal do Paraná. Doutor em Direito da Seguridade Social (USP). Coordenador da Pós-Graduação em Direito Previdenciário e Processual Previdenciário da ESMAFE-PR. Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI.

domingo, 28 de outubro de 2012

Atividades Acadêmicas - destaques

Entre 18 e 21 de setembro coordenamos o Seminário Internacional "Nuevas tendencias en Derecho Ambiental", realizado em Barcelona pela Universidad Internacional de Cataluña - UIC em convênio com a  Associação dos Juízes Federais do Brasil - AJUFE. O público foi  composto de magistrados federais de todo o Brasil com especialização ou interesse em matéria ambiental e em direito de proteção internacional aos direitos humanos.

A coordenação local do Seminário Internacional ficou sob a responsabilidade do Prof. Dr. Javier Junceda Moreno, decano da Faculdade de Direito daquela Universidade. Grande apoio foi prestado pelo Prof. Diego Pellegrino, docente da mesma Faculdade. De sua parte, a AJUFE foi representada pelo Desembargador Federal José Marcos Lunardelli, do TRF da 3a Região. O Seminário foi considerado um sucesso e as portas da UIC encontram-se abertas para realização de outros eventos internacionais com a AJUFE. 


Foto Oficial do Seminário Internacional da AJUFE na UIC
BARCELONA

Além disso, a UIC pode ser entidade promotora de Seminário Internacional ligado aos Juizados Especiais Federais que se planeja para o ano de 2014. Este seminário integra Grupo de pesquisa (CNJ ACADÊMICO) "Principais problemas no processo de revisão das decisões nos Juizados Especiais Federais",  de importante envergadura estabelecido segundo critérios da CAPES e de responsabilidade da UNISINOS e da UNIVALI.


Guido Aguila, Marcio Staffen e Dr. José Savaris
ITAJAÍ
Também em razão desse Grupo de pesquisa ligado aos Juizados Especiais Federais foi promovido pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, nos dias 24-25/09/2012, o Seminário Internacional "Constitucionalismo e Juizados Especiais Federais", quando tivemos oportunidade de proferir exposição sobre o tema "Devido Processo Legal, Duplo Grau de Jurisdição e Juizados Especiais Federais".


No mesmo seminário internacional foi realizada  apresentação da obra "Direitos Fundamentais da Pessoa Humana: Um Diálogo Latino-Americano", publicado pela Alteridade Editora e coordenada pelos professores Carlos Strapazzon e José  Savaris. 

Professores José A. Savaris (à esquerda) 
e Carlos L. Strapazzon  (à direita)
                        CURITIBA



A obra teve seu lançamento oficial no Brasil no dia 05 de setembro de 2012, na Livraria Cultura em Curitiba. Para informações e compra de exemplar com desconto clique aqui






Ainda em setembro (28-29/09) participamos do II Simpósio de Direito Previdenciário Público e Privado promovido pela Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE. Discutimos naquele importante evento, a pedido do Dr. Ênio Mourão, coordenador, os "Princípios do Direito Processual Previdenciário".  

José Antonio Savaris (esquerda) e
Ênio Pontes Mourão - FORTALEZA





VIII Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário
Prof. Dr. José Antonio Savaris
FOZ DO IGUAÇU 




























Já o mês de outubro ofereceu outro grande e tradicional evento em matéria de proteção social. Trata-se do Congresso Nacional de Direito Previdenciário do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP, realizado na cidade de Foz do Iguaçu. Nossa participação se deu no dia 10/10/2012 com palestra ligada ao tema do sistema recursal nos Juizados Especiais Federais. 








Para encerrar o mês de outubro, nos encontramos em Natal para participar do Curso "10 Anos dos Juizados Especiais Federais", promovido pela Seção Judiciária do Rio Grande do Norte e a ESMAFE. Serão, de nossa parte, 15 horas de discussões ligadas à sistemática de recursos nos Juizados Especiais Federais, programadas para os dias 29-30/11.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário