Juiz Federal da 3a Turma Recursal do Paraná. Doutor em Direito da Seguridade Social (USP). Coordenador da Pós-Graduação em Direito Previdenciário e Processual Previdenciário da ESMAFE-PR. Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Direito da Previdência e Assistência Social: elementos para uma compreensão interdisciplinar


A obra apresenta vários artigos de pensadores das mais diversas áreas do conhecimento humano, todos eles voltados à melhor compreenão do Direito da Previdência e Assistência Social. 


Coordenação: Paulo Afonso Brum Vaz e José Antonio Savaris
Prefácio de Gilson Lângaro Dipp, Ministro do STJ 



Algumas palavras sobre a obra coletiva.

O cotejo da realidade do Poder Judiciário e de seus juízes com as exigências de direitos humanos e sua efetividade à beira da crise do Estado de Bem-Estar e no interior da sociedade brasileira desigual, tanto como da compreensão das transformações do mercado de trabalho em face da Previdência, tendo em especial a consideração da sua trajetória recente com o dilema de financiamento e orçamento como pressupostos naturais para a eficácia das decisões administrativas e judiciais correspondentes; mais, a verificação das mudanças de perfil do segurado, rurícola ou urbano, dos conceitos de família, trabalho ou de economia familiar,com as variáveis entre ricos e pobres, bem assim das formas de trabalho e desempenho, ou a verificação de alterações de tipificações tradicionais, no conjunto agravadas pelo êxodo rural e pela mobilidade social, horizontal e vertical, projetando na jurisprudência todo tipo de distorções cujo realinhamentos e solicita diariamente aos juízes. Tudo evidencia a existência de contradições de classes e interesses. Com esse propósito, a reunião em volume dos trabalhos produzidos ao longo daqueles dias vale como postura institucional da Justiça Federal a homenagear e vale como uma conscientização individual a incentivar, em cada um dos magistrados, mas, sobretudo, vale como alerta social e nacional, pois que não se haverá de admitir no futuro escusas pela eventual omissão de quem os conhecimentos do presente agora comprometem e responsabilizam inevitavelmente.



ISBN:
857874020
Editora:
Conceito Editorial

ANO 2009, 463 p. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário